quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tu és assim... #2

8 semanas!

Cientificamente já não és um embrião, já és um feto, mas para mim (nós!) já és a nossa vida, a nossa razão de existir.
Deves medir cerca de três centímetros ( mais ou menos o tamanho de uma ameixa seca) e o teu peso deve andar à volta dos cinco gramas!



E como diz o alerta que recebo por email, já só faltam 224 dias para te ter nos meus braços e poder cheirar-te, beijar-te, olhar-te... 

PL

terça-feira, 24 de setembro de 2013

As temidas estrias! - parte II

Já falei no meu grande receio das estrias aqui!A aplicação de creme gordo foi uma realidade logo desde o dia 1 que soubemos desta gravidez. É fundamental ter uma pele bem hidratada e bonita para que a gravidez decorra da melhor forma.Agora, e por recomendação de mamãs amigas, comecei também a aplicação de Óleo de Amêndoas Doces nas maminhas (ahahahah, mamões quero eu dizer!) e na barriga em simultâneo com o creme.
A verdade é que a massagem que o FL me faz antes de irmos dormir é muito relaxante e o cheirinho do óleo é terapêutico, faz-me entrar num estado mais zen o que ajuda bastante a adormecer.

PL


Ora bolas! #4

Ao longo destes meus 25 anos já recolhi litros de sangue para fazer análises e normalmente costumava-me gabar que não custava nada!
Aliás, eu até me dava ao luxo de ver todo o procedimento com máxima atenção.


Pois...


Hoje foi dia de recolha de sangue para as intermináveis análises do 1.º Trimestre (29 alíneas para ser exacta) e não sei porque já me levantei mal (eu bem que fechei os olhos com força e tentei fazer de conta que adormeci mas depois bateu-me o sentido de responsabilidade), cheguei ao posto de colheita a transpirar, sentei-me na cadeira branca como a cal e toda eu tremia perante a agulha na mão do técnico!

E depois... E depois desmaiei.
Assim, pimbas!

Ora bolas!

PL

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sleepy, sleepy!

Se eu fechar os olhos dez segundos e fizer uma sesta aqui mesmo em cima do computador vocês acham que alguém vai reparar?

C R E D O

O que é isto?

PL

(ah, é uma pergunta retórica, eu sei bem o que é "isto"... é um milagre maravilhosos que me enche de felicidade e... sono!)






Bom dia.
Boa Semana.


:)
PL

sábado, 21 de setembro de 2013

Adaptando-me!

Como disse aqui o leite de vaca e seus derivados passou a ser intolerado por estes lados.

Estamos em experiência com o leite de soja sabor cacau e até ver a coisa está a correr bem.

(ok, não é delicioso, bebe-se, mas fica no meu estômago e isso é o mais importante neste momento!)

PL

Tu és assim... #1

7 semanas 
      (e três dias)

Deves medir cerca de um centímetro, o que equivale a uma framboesa pequena.


Mas para a mamã e para o papá já és do tamanho do mundo!

PL




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bom Fim de Semana


Votos de um feliz fim de semana.
Por aqui vamos namorar muito, aproveitar esta espécie de nova lua-de-mel que se instalou em nós!

PL

A primeira consulta

Acabámos de chegar da nossa primeira consulta e o mais importante logo à partida é anunciar que temos por aqui uma estrelinha com:
 sete semanas e dois dias !

A consulta correu bem, a equipa é já conhecida da mamã e portanto a conversa fluiu com facilidade e partiu logo dos festejos pois tanto a enfermeira como o médico sabiam o quão desejada e esperada foi esta gravidez.

Aproveitei para esclarecer uma série de dúvidas que tinha (bem, no fundo eu sabia as respostas mas saídas da boca da enfermeira têm outra autoridade!) e depois iniciámos as formalidades:
a. o pedido de isenção de taxas moderadoras para a mamã (logo antes de validar a consulta para que essa mesma já seja sem custos);
b. a abertura do processo com todas as perguntas sobre a situação da mamã e consequente averiguação do tempo de gestão e data prevista para o parto (ai, maio parece-me tãaooo bem);
c. o preenchimento do Boletim de Saúde da Grávida (sou só eu que acho aquele verde assim mesmo muito murcho e 'feiinho'?), o meu mais novo, fiel e inseparável amigo;
d. a avaliação da mamã: tensão arterial (baixita como sempre); a pesagem (já cá mora um quilito, Meu Deus!) e as mamas (ah! bem que a sra enfermeira queriamas não foi possível, aqui ninguém toca, nem com mandato judicial... eheheheheh);
e. a análise à urina para despistar infecções (tudo perfeito, urina praticamente transparente e incolor - graças ao FL que me massacra para eu beber água)
f. o exame do médico para confirmar que tudo está nos conformes (hum... vou mesmo ter de me habituar a ter mãos e instrumentos correntemente lá por baixo, não vou?) e a prescrição das mil e quinhentas análises que terei de fazer (cheira-me que o FL me vai fazer sair da cama amanhã bem cedo!);
g. o pedido do cheque-dentista (a pessoa responsável não estava pelo que depois trato disso);

A melhor parte é ser constantemente tratada por "mamã"... soa a música aos meus ouvidos, esta pequena palavrinha tem o poder de me fazer flutuar... de rasgar os meus lábios num sorriso infinito... de me fazer acariciar a minha barriguita instantaneamente... 

M A M Ã
(e sim! é mesmo a mim que me estão a chamar)

E pronto, agora é esperar a cartinha do hospital para a consulta de obstetrícia e para fazer a primeira ecografia (ai, ai, que ansiedade e a ansiedade faz mal às grávidas, não posso fazer já já já uma?!) e ao Centro de Saúde volto no dia 01 de Novembro (bolas, mais um feriado que foi à vida) já nas 13 semanitas.

PL

Workshop "Mamãs & Bebés" Aveiro




Amanhã vamos estar por aqui, queremos muito ser papás bem formados e por isso decidimos recorrer sempre aos melhores profissionais e participar neste género de eventos.

Estamos ansiosos! ;)

PL

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Let's be happy!


E eis que parece uma tonta, com um sorriso rasgado de orelha a orelha, com uma incapacidade incrível de ocultar a minha felicidade, com uma vontade imensa de gritar ao mundo sobre o milagre que está a acontecer (chiuuu, ainda é segredo!), com uma tendência amorosa para acariciar a barriguita já saliente (ai, que isto só tem tendência a piorar!) que já não cabe em alguns pares de calças...

Estou feliz.
E é tão bom...

PL

Ora bolas #3

As mamas!

Sim, as mamas... esse pedaço de luxuria que me preenche um bom decote e nos eleva a auto-estima de vez em quando.

Pois, as mamas...

Essas duas coisas fofinhas que de repente ficaram duras como meloas verdes e me doem como se as estivessem a apertar continuamente sem dó nem piedade!

Ele são guinadas repentinas que me fazem agarrar nas ditas cujas no meio da rua, ele são pequenas pontadinhas quando vou a conduzir e o cinto de segurança roça o mamilo, ele são pinotes na cama quando as esborracho contra o colchão (ai o que eu gosto de dormir de barriguinha para baixo...), ah! ele são pequenas partículas de pele que começa a cascar... 

Todo um mundo novo sobre as minhas queridas amigas mamas.

Alguém tem sugestões assim mesmo porreiras para aliviar as dores?

PL


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Momento Lamechas #1


A Dodot sabe bem o que faz!

Já tinha visto este anúncio umas dezenas de vezes e achava-o amoroso mas agora...
Agora bate mesmo bem lá no fundo e dá um nó na garganta!

D E L I C I O S O

PL


Ora bolas #2


O sono!

Ai, o sono...

De dia ando a cair pelos cantos, com uma sonolência incrível e à noite não consigo pregar olho...
Ou melhor, durmo maravilhosamente bem até às 03h30 da manhã e depois (qual relógio suiço!) acordo para fazer xixi e está tudo estragado... não encontro posição para dormir, rebolo de um lado para o outro desesperada, acordo o marido... 

E depois é mais do mesmo, ando cheia de sono durante o dia... 

A sério, só me apetece fechar a porta do meu gabinete e tirar vinte minutos de sesta... será que alguém dava por ela? ;)

PL

As temidas estrias!


Ainda antes de pensar em engravidar já eu temia pelas estrias!

Apesar de já ter sofrido oscilações de peso muito drásticas ao longo da minha vida (como passar de 65 kg para 31 kg em sensivelmente três meses devido a um problema de saúde) não tenho nenhuma estria visível em nenhuma parte do corpo.



Por isso, logo na manhã seguinte a saber que estava grávida eu e o FL fomos tratar de comprar um creme gordo para iniciar desde já a aplicação.
Estivemos a analisar as opções existentes e acabámos por nos decidir pelo Creme Gordo da Vasenol. Gosto da textura e do efeito que nos deixa na pele. Gosto de sentir que na manha seguinte ainda estou besuntada em creme.




Agora a melhor parte: no primeiro dia perguntei se o FL queria aplicar o creme, assim de modo a fazê-lo viver o mais intensamente possível esta fase tão ingrata para o pai. Ele ficou feliz e aplicou o creme com muito amor (e concentração!).
E desde então este é o nosso ritual antes de dormir...
Ele concentra-se na minha barriguita e tem o seu momento "a sós" com a nossa estrelinha, acabando por me mimar um pouco também.

:)
PL

terça-feira, 17 de setembro de 2013



PL

Ora bolas #1

Ora bolas para isto das náuseas e dos vómitos!

Sempre fui uma "milk person", devoro tudo o que seja derivado do leite: leite simples, com café ou chocolate, iogurtes sólidos e líquidos, queijos, tudinho! Vinde a mim!

Pois...

Agora a modos que não passa.

N A D A !

Nem leitinho, nem leite, nem leite com qualquer coisa...
Nem iogurtes...

Quer dizer, passar até passa, chega ao estômago e depois começa o festival: são vómitos fofinhos que não se concretizam e portanto uma pessoa anda aqui neste vou-não-vou-vomitar, são cólicas daquelas que nos fazem virar uma contorcionista de primeira categoria e aparecem as descargas intestinais que me fazem estar alapada no wc tempo suficiente para ler dois capítulos de um livro.

Mas depois, no meio do desastre, ocorre-me que cresce em mim uma estrelinha maravilhosa que veio mudar a minha (nossa!) vida e tudo ganha sentido, tudo se torna suportável!
Porque a felicidade que me inunde é 'trilientas' vezes mais forte que qualquer mal estar!

PL

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

I'm back... again!

Passaram-se cinco meses desde a minha última publicação neste espaço...
A palavra de ordem era "waiting" e assim permaneceu ativa ao longo destes dias, semanas, meses que passaram.

A dor mensal relativa à perda de algo que efetivamente ainda não havia existido senão na minha imaginação, a esperança que renascia todos os meses e dava sentido à luta... O sentimento de impotência perante a lição de soberania da natureza, de Deus mesmo...
Enfim, foram apenas mais cinco meses de terrível espera que nada trouxeram novo às nossas vidas.

Mas... 

... a espera... 

... chegou ao fim...

E a felicidade de ter um resultado positivo nas mãos finalmente tornou-se uma realidade (quase paralela, é certo, porque ainda não estou bem em mim)!

E foi assim que numa fantástica sexta-feira 13 (há com cada coisa) formalizámos o contrato com o nosso novo inquilino, um feijãozinho adorável que de certo nos trará aqui muitas mais vezes com as mais belas histórias e estórias.




Para já posso acrescentar que estou feliz...
Estou inundada por uma felicidade nova, estou presa a um novo amor, absolutamente arrebatador por um pedaço de células que nem sequer vi, por algo que não sinto (bem, tirando as dores nas mamas, os enjoos, os vómitos, o cansaço, a falta de posição para dormir, o urinanço constante, tudo coisas 'maravilhosas') mas que sem eu perceber passei a amar como nunca o havia feito... Como que um complemento perfeito do sentimento que me une ao FL (que está eufórico!).

E é isto que se vive por estes dias...

PL