quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A ansiedade

Diz-nos o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
 
ansiedade
(latim anxietas, -atis)
s. f.
s. f.
1. Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
2. Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.
 
 
 
 
É verdade que o período de espera entre cada ciclo instala no casal uma grande ansiedade, sentimento este que, normalmente, afecta mais a mulher. (pelas razões óbvias)
Também é verdade (e já o disse várias vezes) que eu tenho-me deixado atingir muito pela dita cuja: o meu corpo falsifica sintomas, obriga a minha mente a acreditar que sim, engravida-me o espírito e no fim, quando a menstruação aparece sem bater, abandona-me no sofrimento de saber que afinal era mentira.
Quanto ao FL, parece muito mais calmo, muito mais paciente.
Parece que está mais tranquilo que eu neste processo e que no pensamento dele vigora a regra do "se não é este mês, é para o próximo".
P A R E C E . . .
 
E digo parece porque eu sei que não é bem assim...
Eu conheço-o!
 
Hoje estou a ter um dia infernal.
Tenho dores de morte no baixo ventre (ali mesmo por cima da testinha, sabem?) que começaram mal abri os olhos. Dormi maravilhosamente bem (deitei-me tãooo cansada que inclusive adormeci esta manhã), mas assim que me levantei levei as mãos à barriga!
C Ó L I C A S
Parece que tenho alguém aos murros na minha barriga, não me dói sempre mas quando "pica" é a sério...
 
Ora, esta tarde quando o FL me ligou ao almoço e me perguntou se estava tudo bem, respondi-lhe que estava tudo mal e expliquei-lhe o que se passava.
 
Do outro lado da linha ouvi:
 
- Hum... Se calhar isso até é uma coisa boa!
 
Juro que até ao momento ainda não tinha sequer pensado nessa possibilidade.
E é por isso que acredito piamente que a ansiedade masculina é camuflada pela necessidade de nos acalmar, de representar condignamente o seu papel de herói salvador, porque no fundo... eles estão tão ansiosos como nós...
 
PL

Sem comentários:

Enviar um comentário