segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ácido Fólico

Lembram-se deste post?
 
Preparar o nosso corpo para a gravidez é fundamental e o reforço da ingestão de ÁCIDO FÓLICO deve fazer parte dessa preparação.
 
A falta de ingestão desta vitamina (também conhecido por vitamina B9 ou M) aumenta a probabilidade de problemas no tubo neural do bebé, que é um problema que afecta o desenvolvimento da espinal medula, entre outras más formações ao nível do sistema nervoso do bebé.
 
Como estas más formações ocorrem antes das 8 semanas de gestação, uma época em que a mulher pode ainda não ter descoberto a gravidez, recomenda-se tomar o ácido fólico desde o momento em que se começa a tentar engravidar, em média entre 3 a 6 meses antes de efectivamente se engravidar, de forma a preparar o corpo para receber o bebé e diminuir os riscos de más formações relacionadas à carência de ácido fólico.
 
A necessidade de ácido fólico na gestação aumenta de 400 mcg para 600 mcg por dia.
Ingerir alimentos ricos em ácido fólico* ajuda a garantir uma oferta suficiente deste nutriente para a mamã, mas mesmo assim os médicos costumam recomendar a toma de um comprimido diário como reforço.
 
Para os papás que gostam de se envolver em todas as fases deste processo, o ácido fólico também pode ser ingerido por eles uma vez que tem um papel importante na produção dos glóbulos vermelhos, podendo mesmo ajudar a prevenir ataques cardíacos e alguns tipos de cancros.
 
 
* Alimentos ricos em ácido fólico significa alimentos que contenham folatos, tais como:
cereais integrais, leguminosas, vegetais de folha verde e sumo de laranja natural.
 
Espero ter ajudado! :)

PL

 

Sem comentários:

Enviar um comentário