quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A incerteza #3

Não sei o que se passa comigo, só sei que tenho umas dores insuportáveis nas mamas!
 
Insuportáveis!
 
Se durmo de barriga para baixo (adoro!!) acordo a meio da noite com dores nos mamilos!
 
Se alguém me toca no peito dou um pulo!
 
Se cruzo os braços com um pouco mais de força, sinto lágrimas nos olhos!
 
 
 
Apesar de ser um dos primeiros sintomas de uma gravidez, a dor na mamas - clinicamente chamada de mastalgia - pode ser perfeitamente normal.
 
A nossa mama é constituída por três tipos de tecidos: o adiposo, o glandular e o fibroso.
 
O tecido fibroso é o que está responsável pelo suporte do nosso peito e pela preservação da arquitectura natural da mama (este degraçado que volta e meia nos deixa ficar mal...).
O tecido glandular é o responsável pela produção do leite materno. é composto por unidades secretoras (os ácinos) que se interligam com um conjunto de canalículos ramificados (os ductos), assemelhando-se a um cacho de uvas ligado ao nosso mamilo.
O tecido adiposo é nada mais nada menos que gordura que preenche toda a glândula e preenche todos os espaços vazios entre os ácinos e os ductos, contribuindo de forma muito importante para a forma, volume e contorno da própria mama.
 
A partir da puberdade, o nosso corpo aprende que no fim de cada ciclo menstrual poderá ocorrer uma gravidez, pelo que acciona os mecanismos prévios para a lactação.
Este pode ser um dos motivos para as dores nas mamas, um sinal de que a menstruação está para aparecer.
 
No entanto, as dores que tenho sentido não são iguais às dos outros meses!
É óbvio que sinto a esperança a crescer dentro de mim.
 
Ai estrelinha, estamos à tua espera...
 
 
Sintomas de Gravidez - 1.º Trimestre
ALTERAÇÕES NOS SEIOS
 
As mamas aumentam de tamanho e ficam mais firmes, e por causa do aumento do peso e volume é aconselhado o uso de sutiã adequado sem arame de sustentação.
**************
O aumento dos seios pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de maiores, as grávidas podem sentir os seios mais sensíveis e com sensação de inchaço. Pode haver também escurecimento do mamilo e aparecimento de veias ao redor dos seios. O aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias. Em algumas mulheres estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nos seios após várias semanas de gravidez.
Fonte:
http://www.mdsaude.com/2012/01/sintomas-gravidez.html#ixzz2Cr1BcaL6
 
 
PL
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário